Organize-se



Organize-seA cozinha de um restaurante é um lugar quente e apinhado de gente trabalhando sob pressão.

Os cozinheiros não têm a opção de pôr o trabalho em dia durante o fim de semana, já que nesse período estão mais atarefados do que nunca.
Quando as portas do restaurante se abrem, começa a maratona.
Em um negócio que tem uma margem de lucro pequena, os chefs precisam cozinhar refeições qualidade rapidamente, com o mínimo de desperdício possível. Como eles conseguem? Qual o segredo para tudo dar certo?
Antes de tudo , eles se organizam. A expressão que usam para descrever o preparo de seu local é mise en place, que em francês significa ”pôr no lugar” ou, de forma menos literal, ”cada coisa em seu lugar” .
Antes de começar a cozinhar, o chef já separou – e colocou ao alcance da mão – todos os utensílios, equipamentos e alimentos que vai usar.
Ele dispõe os objetos sempre na mesma ordem e no mesmo local, como se fossem uma extensão do próprio corpo. É essa organização que define a diferença entre sucesso e fracasso no mercado de restaurantes.

Você deve fazer o mesmo em seu espaço de trabalho. Antes de começar qualquer tarefa, organize-se.
Não perca tempo procurando o que precisa – seja em sua mesa ou em seu computador.
Guarde tudo onde sabe que encontrará facilmente. Crie um sistema para ordenar o seu dia, sua equipe, seus equipamentos e materiais, suas informações e também suas idéias.
Quando cada coisa tiver seu espaço certo, mantenha-se firme e motivado em seu sistema. Ele irá se tornar tão natural que você jamais perderá tempo procurando um arquivo, um e-mail ou um documento.

Autor desconhecido